Textifique

11 dicas para quem escreve e revisa trabalhos acadêmicos

Por Sinvaldo Júnior

Como professor e revisor de textos, percebo quantas dúvidas as pessoas (graduandos, pós-graduandos, até mesmo professores universitários) possuem quanto à escrita e normatização de trabalhos acadêmicos, sejam eles artigos, monografias, dissertações, etc. Por isso resolvi criar, escrever e compilar textos, artigos e, sobretudo, dicas que talvez possam ajudar você a sanar algumas dessas dúvidas. Espero que essas primeiras dicas, listadas abaixo (e tantas outras, que serão publicadas em outras postagens), ajudem a resolver alguns probleminhas relativos à sua cansativa vida acadêmica:

1) Quando a pesquisa/texto exigir tabelas, figuras, quadros etc., não deixar em documentos separados, mas colocá-los no exato local em que devem estar ou nos Anexos. Ao deixar esses elementos em doc separado e, depois, copiar e colar no doc do texto, parte da diagramação/formatação do texto e dos próprios elementos podem se perder. Isso pode causar uma dor de cabeça chaaata.

2) Ciências e áreas de conhecimento devem vir com sua primeira letra em maiúscula (Pediatria, Medicina, Engenharia, Enfermagem etc.).

3) Décadas: para evitar confusão, sempre usar 4 algarismos (“Década de 1990” em vez de “Década de 90”). Imagine uma dissertação, com revisão bibliográfica, que trate de fatos históricos do século XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, e nela o autor escreva, em algum momento: “Na década de 20, os autores…”. Década de 20 de qual século? o.O

4) Nomes de regiões sempre com suas primeiras letras em maiúscula (Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste), por se tratarem de nomes próprios.

5) Concordância com porcentagem: verbo sempre no plural (“54% dos pacientes foram submetidos…”), exceto no caso de… (ah, a concordância e os numerais serão assuntos para outro post!)

6) Negrito no meio de texto acadêmico/científico para destacar palavras/trechos não é recomendável. Sugere-se destacar a palavra/trecho com aspas ou itálico.

7) Pronome demonstrativo: verificar quando devem ser usadas as formas “esse” ou “este”, pois, dependendo da frase, fica difícil saber se o autor está falando do trabalho dele ou de outro citado no mesmo parágrafo. Em caso de dúvida, lembre-se: aquele = relaciona-se à pessoa, objeto ou lugar afastados tanto do emissor quanto do receptor da mensagem; esse = relaciona-se à pessoa, objeto ou lugar um pouco afastados tanto do emissor quanto do receptor OU revela algo anteriormente mencionado; este = relaciona-se à pessoa, objeto ou lugar próximos do emissor; é usado também para se referir ao próprio trabalho/texto: Ex: “Esta pesquisa objetiva estudar a relação entre…”.

8) Citações diretas: em trabalhos sob as normas da ABNT ou similares, sempre verificar se estão entre aspas (citações com menos de três linhas) ou com recuo (citações com mais de três linhas) e se as páginas foram informadas. Nunca devem ser feitas alterações em citações diretas, pois se tratam do texto literal, como foi publicado. Para o revisor: em caso de erros gramaticais, deve-se perguntar ao autor se aquela forma está OK no texto original.

9) Anexos: os anexos só fazem sentido se, antes, tenham sido citados no texto. Também não podem ser alterados. Para o revisor: em caso de erros, perguntar para o autor se a palavra/trecho está OK.

10) Quando houver classificação no texto, utilizar o símbolo correto: 20º. Muitas vezes, é inserida a letra “o” sobrescrita. Porém, em caso de publicação, no processo de diagramação esse sobrescrito pode cair e, assim, ficar: 20o.

11) O mesmo acontece com o símbolo ±. Não utilizar o sinal “+” sublinhado.

Então, essas dicas sanaram algumas de suas dúvidas? Acompanhe, em breve, muito, mas muito mais dicas para você que precisa escrever ou escreve recorrentemente trabalhos acadêmicos! E, se gostou, compartilhe ;)

.

Gostou deste artigo?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber as atualizações do blog!

Insira seu e-mail:Desenvolvido por FeedBurner
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest
24/06/2015
Desenvolvido por Mídia360 © textifique. Todos os direitos reservados.