Textifique

4 erros grosseiros em anúncios publicitários

Por Sinvaldo Júnior

Esses dias atrás, ao entrar em um hipermercado de uma grande rede situado em um shopping, comecei – assim meio sem querer – a prestar atenção nos textos publicitários e em tudo que se refere à linguagem verbal escrita dentro do recinto. Desde sempre me senti incomodado com o número altíssimo de erros de gramática/escrita (ortografia, pontuação, acentuação, coesão) que eu detectava em textos publicitários, sejam os veiculados em televisão, os escritos em sites/blogs ou em material impresso (panfletos, cartazes, outdoors, etc.). Porém, só olhava e mais nada. Dessa vez, porém, resolvi fotografá-los para brincar de “Encontre os quatro erros” e criar um texto para este Blog. Não divulgarei o nome da rede de supermercados por três motivos:

  • Não é objetivo deste texto ridicularizar nenhuma empresa ou marca;
  • Essa rede possui dezenas (centenas?) de lojas espalhadas pelo Brasil. Esses erros, detectados em apenas uma delas, não necessariamente condizem com uma postura “desleixada” da empresa quanto à escrita;
  • Erros em escrita acontecem em praticamente todos os textos. Raros são os textos/autores que conseguem escrever sem, em algum momento, cometer um deslize gramatical.

Mas, por outro lado, fica a reflexão de como estamos (estão) tratando a língua portuguesa em situações que exigem, necessariamente, uma preocupação maior com a correção e revisão das palavras, frases e textos, uma vez que são veiculados para um grande público e podem, assim, ensinar – erradamente – esse público. Vamos às imagens…

 IMG_20150701_142122462

IMG_20150701_143123006

IMG_20150701_143227405

IMG_20150701_143329559

 

Então, conseguiram detectar os erros? Fácil, né?

  • Higiêne oral? Nã-nã-ni-nã-não! O correto é higiene, sem o acento circunflexo. É um substantivo feminino e singular.
  • Cobrimos a oferta da concorrencia? Só se a concorrência tiver acento, né? Também se trata de um substantivo feminino e singular.
  • Semana do portatil? Outra vez a falta do acento… Portátil só se for com acento, que tal?
  • Estacionamento gratis? Nem pensar! Digo: se o grátis não tiver acento, nem pensar! :D

Todos esses erros seriam, ou não, sanados por um revisor especializado? Com certeza sim! #ficaadica

_________________________________________

A primeira imagem (Higiêne Oral) não pode ser considerada um texto publicitário. No entanto, optamos por utilizá-la por estar inserida no mesmo contexto: erros grosseiros ocorridos em um mesmo local.

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest
02/08/2015
Desenvolvido por Mídia360 © textifique. Todos os direitos reservados.