Textifique

A importância do relacionamento com o cliente

De acordo com os dicionários, relacionamento significa a capacidade de manter relação e de conviver bem com o seus semelhantes.

Muitas vezes, quando falamos de relacionamento, nos atemos apenas aos relacionamentos de fórum íntimo e nos esquecemos dos relacionamentos em geral, principalmente quando se trata de empresas e clientes. Isso se torna um enorme perigo para as empresas, já que estamos vivendo em uma época onde os clientes estão cada vez mais informados dos seus direitos e acreditam que, argumentando, podem se sair bem frente à negligência de empreendedores que buscam apenas o lucro e não mostram a que vieram.

Porém, se, por um lado estamos vivendo uma transição, em que os clientes estão mais críticos e exigentes, por outro temos ferramentas que permitem a interação íntima e engajada com os clientes.

É o caso, por exemplo, dos e-mails e das redes sociais.

Em relação aos e-mails, precisamos entender, por parte do cliente, que em alguns momentos para ele é mais fácil encaminhar um e-mail por, de repente, já estar na frente do computador no trabalho, por exemplo, sem condições de fazer uma ligação à central de relacionamento.

Do lado da empresa, a conversa constante, mas não exagerada, por e-mail, permite não apenas a fixação da marca, mas também a venda propriamente dita, pois conhecendo o perfil de compra do cliente você será capaz de encaminhar um link apenas do produto que ele deseja, evitando que se distraía e adie a compra.

Claro! Tudo isso se você responder à solicitação do cliente caso ele tenha feito, pois um cliente sem resposta é uma arma contra o seu negócio. Acredite!

Já com relação às redes sociais, o relacionamento pode ser, usando uma redundância, mais social mesmo, pois uma vez que a empresa faça um bom uso dessas ferramentas, o cliente poderá ser não apenas um comprador do seu produto, mas também um divulgador da sua marca e da sua relevância.

Isso quer dizer que, caso seja atencioso com os seus compradores e também com os possíveis compradores, a divulgação será de graça, por meio dos recursos de compartilhamento existentes atualmente, no bom e velho estilo “boca a boa”.

Dica final? Converse com seu cliente. Acredite, ele quer ser ouvido.

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest
Desenvolvido por Mídia360 © textifique. Todos os direitos reservados.