Textifique

5 dicas simples para você ser fluente em inglês

Por Natalie Rezende

Você já se perguntou do porquê de depois de três, quatro ou cinco anos de aulas de inglês ainda não ser fluente na língua? Ao que tudo indica, você sempre foi às aulas, fez os famosos homeworks, se dedicou e até hoje só consegue ler e escrever com certa desenvoltura. Mas e falar?

Na hora de viajar ou conversar com um gringo que está pelo Brasil, você se atrapalha todo e não consegue compreender ou ser compreendido na língua estrangeira.

Depois de alguns anos ensinando a língua inglesa para brasileiros, percebi que uma das maiores dificuldades dos alunos era se comunicar oralmente. Deixando aspectos como timidez e vergonha de lado, mesmo que os alunos estivessem sempre nas aulas e com as tarefinhas de casa em dia, não conseguiam trabalhar uma das habilidades mais importantes: a fala.

Se esse também é seu problema, aqui vão algumas dicas simples, para melhorar sua habilidade oral na língua inglesa.

A maioria das escolas de inglês oferecem cursos básicos de 2 horas semanais de aulas. Ainda que o professor se esforce e apresente songs ou listening para os alunos, é necessário que você expanda seu contato com a língua estrangeira. Isto é, aproveite o máximo de oportunidades para se manter em contato com o inglês. São coisas simples que você pode mudar no seu dia a dia para sempre praticar o inglês e arrasar quando for colocá-lo em prática.

  1. Mude as configurações de seus aparelhos eletrônicos e redes sociais para a língua inglesa

Pode parecer bobagem, mas hoje em dia, com o tempo que gastamos no computador, tablet e/ou celular e nas redes sociais, ter esses dispositivos configurados em inglês te ajudará a sempre manter o contato com a língua, além de estimulá-lo com novos vocabulários.

  1. Assista a programas de TV em inglês

Hoje em dia com as facilidades da TV digital e acessibilidade das operadoras de televisão a cabo, é muito simples usar o dispositivo da tecla SAP e alterar o idioma dos programas que habitualmente assistimos. Sendo assim, ouça no idioma original; isso ajudará muito na sua compreensão do inglês. O mesmo vale pra as idas ao cinema. Não preciso nem dizer que é melhor escolher as versões legendadas dos filmes, né? 

  1. Escolha uma banda estrangeira e aprenda todas as músicas do seu álbum favorito

Escutar músicas em inglês já pode ser rotina para milhares de brasileiros. Porém, para praticar ainda mais, escolha um álbum de sua banda preferida e não se canse de escutá-lo. Desde o som do carro até a hora do chuveiro, dedique-se a aprender de cor a letra das suas músicas favoritas. Não se esqueça de usar recursos disponíveis online, como é o caso de sites que apresentam as letras das músicas.

  1. Não use o Google Tradutor!

Muitos acreditam que o Google é solução para tudo. Ele pode até servir para muitas coisas, mas na hora de traduzir palavras e textos para o português não vá por esse caminho. Isso porque o Google Tradutor faz traduções isoladas das frases, sendo assim, seu texto acaba perdendo o sentido.

Quando se deparar com uma palavra nova em inglês, não se acomode à facilidade da tradução English-Portuguese. Existem sites muito bons que funcionam como dicionário. Lá é só digitar a palavra desconhecida que o site irá apresentar inúmeros sinônimos e explicações para o novo vocabulário. Sim! Tudo isso em inglês e com palavras que você já conhece. Visite o The Free Dictionary e nunca mais tenha dúvidas em novas palavras.

Pode ser um caminho mais difícil, mas isso condicionará seu cérebro a sempre pensar em inglês ao invés de ativar o mecanismo da tradução instantânea.

  1. Se arrisque!

Nos últimos anos o Brasil se tornou destino de vários estrangeiros nativos em língua em inglesa. Então, sempre que esbarrar com um gringo por aí, não tenha medo nem vergonha de tentar se comunicar. Mesmo que você ainda não tenha adquirido fluência, é importante que você pratique com quem mais pode te ensinar o inglês.

No mais, seja curioso! Há sempre novas formas de aprender. Coloque essas dicas em prática e logo, logo você irá adquirir sua tão sonhada fluência!

 

Gostou deste artigo?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para receber as atualizações do blog!

Insira seu e-mail:Desenvolvido por FeedBurner

Share on Google+Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest
19/02/2015
Desenvolvido por Mídia360 © textifique. Todos os direitos reservados.